‘Azambuja é minha terra, não nego isso a ninguém / Por isso, estou preso a ela, pelos encantos que tem…’
Azambuja, terras do torricado, de excelentes vinhos e de gentes com alma. Entre o Ribatejo e a grande Lisboa, onde encontra a beleza do campo e das suas lezírias ladeadas pelo rio Tejo e um importante património religioso e natural.
Azambuja, terra velhinha com os seus 8190 habitantes, foi fundada pelos romanos com o nome de Oliastrum, foi ocupada pelos mouros que lhe deram o nome de “Azzabuja”(oliveira brava), que deu origem à sua denominação actual.
O concelho que pertence ao distrito de Lisboa é servido por excelentes acessos ferroviários, através da linha do norte e pela autoestrada A1, que permitem chegar até à capital Lisboa em apenas 30mn.
A estação de Azambuja, servida com comboios regionais e suburbanos, é embelezada com painéis de azulejos que retratam a vida dos pescadores e agricultores da região.
Vila de fortes tradições, onde a história das gentes que tão bem recebe se sente nas ruas das suas 7 freguesias. Um povo que tem orgulho do seu passado vivido das terras férteis do campo.
Azambuja tem agricultura, vitivinicultura, suinicultura, indústria, comércio e serviços e é também o coração da distribuição nacional, onde a maioria das insígnias nacionais opera com os seus centros logísticos para alimentar os portugueses de norte a sul do país.
A paisagem, cultura e fortes tradições, com as festas religiosas e a a centenária feira de maio, onde cavalos, touros e campinos desfilam pelas suas ruas, não deixam ninguém indiferente.
Azambuja é sem dúvida pelos seus atributos e proximidade de Lisboa, um excelente sítio para se viver!