Formas arredondadas, texturas e interiores inspirados na natureza são tendências nomeadas pelos principais designers de interiores para 2022.
Segundo o designer de interiores Timothy Corrigan “Há cada vez mais pesquisas que mostram a influência direta que nossas casas têm, não apenas no nosso humor, mas na nossa saúde e bem-estar geral”.
E não é segredo, as casas são o nosso refúgio… o local onde pretendemos encontrar a tranquilidade necessária para combater a agitação do dia-a-dia. Como tal e após praticamente 3 anos de pandemia, os interiores transformaram-se de forma a proporcionar o aconchego, o cocooning de que precisamos. Interiores mais quentes, tons mais terra, espaços mais calorosos e aconchegantes.
COR
O branco minimalista deu lugar a tons mais próximos dos que encontramos na natureza. Terracotas rosados, castanhos noz, canela, acobreados ou ainda grão de café ou cacau para os mais ousados. Os castanhos – cores da terra proporcionam ambientes confortáveis, seguros e autênticos.
Com um ar natural, tornam os espaços mais acolhedores, propícios a momentos de bem-estar e relaxamento.
Estes tons mais quentes combinam bem com materiais naturais, como a madeira, a cortiça ou ainda o couro, criando um efeito rico em texturas.
Explore estes tons na coleção de cores da Robbialac
SUPERFÍCIES E OBJETOS
Para além das tonalidades, também as superfícies e objetos se inspiram na natureza. Superfícies naturais em mármore, grés, terracota e travertino para além das utilizações habituais nos solos e bancadas são agora usados em banheiras, móveis de casa de banho, mesas e objetos decorativos. A natureza crua, porosa e imperfeita desses materiais orgânicos adiciona profundidade, alma e curiosidade visual, ao mesmo tempo em que imita o ambiente calmante e revigorante do exterior. As cerâmicas mais brutas e naturais fazem o seu grande regresso nas habitações.
MÓVEIS
Segundo a Sarah Sherman Samuel,“Uma forma curva é subconscientemente lida como segura, amigável e acolhedora.” Estas formas mais suaves são ainda uma grande tendência em 2022, sobretudo nas mesas baixas de sala e bancos de apoio.
TEXTURAS
Couros em tons ricos que se desgastam com o tempo contam uma história, ao mesmo tempo que padrões floridos naturais vestem paredes e almofadas. O papel de parede continua a ser um elemento fulcral na criação da personalidade da habitação, com padrões mais fortes e materiais com mais textura, que permitem uma maior envolvência.
PLANTAS
Mas trazer a natureza dentro de casa não se faz apenas com estes objetos. Árvores como a oliveira ou as magnólias vêm vestir os nossos interiores assim como as plantas – monsteras, jiboia (hera do diabo) ou ainda cactos e suculentas.
Para além destas tendências de decoração, misturar diferentes estilos, cores e materiais, permite tornar os nossos interiores únicos e exclusivos. Por isso, atreva-se a ser único e ouse a diferença!